Conheça essas 4 curiosidades sobre a acupuntura

Segundo evidências arqueológicas, a origem da acupuntura é chinesa e foi desenvolvida há mais de 5.000 mil anos. A técnica atingiu um considerável desenvolvimento em alguns períodos e, em outros, permaneceu estacionada. 

Foi no início da década de 50 que a acupuntura começou a ser aplicada para uso geral, pois nessa época os médicos cirurgiões constataram que o método provocava efeito analgésico, tanto em procedimentos cirúrgicos como em pós cirúrgicos. 

No Brasil, a prática da acupuntura se tornou difundida principalmente a partir dos anos 1970, sendo introduzida em centros renomados e por profissionais médicos reconhecidos. 

No artigo de hoje, trouxemos 4 curiosidades sobre a acupuntura para você que tem interesse em conhecer mais sobre esse tratamento eficaz. Continue conosco e confira! 

Acupuntura não dói

Muitas pessoas pensam que acupuntura é dolorosa, afinal, são agulhas sendo colocadas no corpo. Porém, a agulha tem um diâmetro muito pequeno, chegando a ser 10 vezes mais fina que as agulhas usadas para injeção. 

Além disso, os acupunturistas são treinados para inserir a agulha na pele de forma indolor. Em geral, os pacientes descrevem apenas um leve desconforto, comparado a um pequeno choque elétrico. 

Existem mais de 300 pontos de acupuntura no corpo

Os pontos da acupuntura são os locais na pele onde são aplicadas as agulhas. Esses pontos se situam nas proximidades de ramos nervosos, ou seja, nas articulações e nos ramos das costas e dos quatro membros. Cada ponto está associado a uma função corporal e pode afetar tanto o bem-estar físico como o emocional. 

A acupuntura é individualizada

O tratamento com a acupuntura é totalmente individual, pois existem os pontos clássicos para o tratamento de determinadas doenças. Cada acupunturista, depois de avaliar os pacientes, trata-os com seu conhecimento e experiência desses pontos.

O método também é eficaz em animais

A acupuntura vem sendo utilizada por muitos veterinários como forma de reabilitação animal. A técnica é indicada para diversas enfermidades, como paralisias, convulsões, AVCs, dores na coluna, tendinites, displasias e muito mais. 

Conheça o serviço de acupuntura da Central da Saúde

Você sabia que aqui na Central da Saúde oferecemos o serviço de acupuntura no conforto da sua casa? Os nossos profissionais qualificados vão até o seu lar para proporcionar bem-estar, alívio de dores corporais, combate ao estresse e ansiedade e muito mais. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Compartilhe