Como a fisioterapia trata lesões por sobrecarga muscular

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já ouviu falar em lesões por sobrecarga muscular? Elas são originadas ou agravadas devido a movimentos repetitivos, sejam eles durante atividades rotineiras ou durante as práticas esportivas. 

Neste artigo, você vai descobrir como acontece a sobrecarga dos músculos, quais os sintomas, os perigos associados a essa condição, como amenizar e como tratar. Leia até o final para saber mais!

O que é a sobrecarga muscular?

A sobrecarga muscular acontece quando há um uso inadequado ou de alta intensidade dos músculos de uma determinada região do corpo, ocasionando em lesões das fibras musculares, rigidez e dor.

Essa condição costuma ser frequente entre atletas que pensam, erroneamente, que a prática excessiva de exercícios físicos melhora a técnica e o desempenho, além de não descansarem adequadamente após a prática esportiva. 

Porém, a sobrecarga muscular também pode aparecer devido ao sobrepeso durante o dia a dia, como carregar caixas, empurrar móveis e até mesmo agachar para pegar crianças no colo.

Quais os sintomas e como evitar a sobrecarga muscular?

Os sintomas costumam incluir dor, fadiga, edema e rigidez muscular ou articular. As consequências mais graves são as rupturas totais dos tecidos moles, como os músculos e a fractura óssea completa. As dores também podem aparecer em membros saudáveis na tentativa de compensar as disfunções do membro cometido. 

Algumas medidas simples podem evitar a sobrecarga muscular, como fazer exercícios de alongamento e relaxamento para preparar os músculos para as atividades e demais esforços realizados durante a rotina.

Além disso, o preparo e o condicionamento físico também são essenciais para fortalecer os músculos e promover mais equilíbrio, fazendo com que os riscos de lesões não se agravem.

Como a Fisioterapia pode ajudar?

A primeira recomendação, geralmente, inclui o repouso para retirar a sobrecarga da região lesionada, e também pode ser indicada a terapia com gelo para diminuir a inflamação local.

Posteriormente, o tratamento deve ser focado na causa das lesões, em que o fisioterapeuta aplica exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura da região lesionada para diminuir o desequilíbrio e a fraqueza muscular e aumentar a flexibilidade e amplitude de movimento.
Você está sofrendo de lesões por sobrecarga muscular? Aqui na Central da Saúde contamos com uma equipe de fisioterapeutas que se locomove até a sua casa no dia e horário agendado para te atender. Clique aqui e saiba mais sobre o nosso serviço de home care!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *