4 passos para uma gravidez saudável e sem riscos

A busca por uma gravidez saudável e livre de riscos é uma preocupação desde o início da gestação. Cuidar de si mesma é o primeiro passo para que essa fase seja tranquila e para evitar possíveis complicações.

Por isso, separamos no conteúdo de hoje 4 passos que vão te ajudar a ter uma gravidez com saúde. Continue a leitura e não deixe de conferir!

Tenha uma alimentação balanceada

O cuidado com a alimentação é fundamental para uma gravidez saudável. Ao contrário do que muitos dizem, não é ideal comer por dois durante a gestação porque o mais importante é levar os nutrientes necessários para o bebê.

Dê prioridade para alimentos ricos em ferro e ácido fólico, como carnes magras, feijões, espinafre, cereais e minimize o consumo de sal, adoçante, refrigerantes e ultraprocessados.
Ingerir bastante água também é muito importante para evitar infecções urinárias, dores de cabeça, fadiga e inchaço, além de manter-se hidratada.

Vacine-se

Exames e consultas de rotina são essenciais para uma gravidez saudável, porém as vacinas também precisam ser priorizadas para prevenir problemas graves da mãe e do bebê. 

O calendário de recomendações básicas da Sociedade Brasileira de Imunização indica quatro vacinas para grávidas: hepatite B, dupla adulto (dT), tríplice bacteriana (dTpa) e influenza. 

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todas as grávidas sejam vacinadas contra a Covid-19 pois têm maiores chances de desenvolverem complicações caso adoeçam. 

Faça o pré-natal

Assim que descoberta a gravidez, é recomendado iniciar o pré-natal para prevenir e detectar patologias precocemente tanto na mãe como no bebê. Geralmente são pedidos os exames de urina e fezes, testes de DSTs, ultrassonografias, entre outros.

Durante o pré-natal as gestantes também recebem orientações para uma gravidez saudável, como manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e evitar álcool, fumo e outros tipos de drogas.

Pratique atividades físicas regularmente

Os exercícios físicos são importantes tanto para a saúde mental como para a saúde física. Eles ajudam a reduzir estresse, melhorar o humor, controlar o peso e a dormir melhor.

Porém, é importante que a atividade física seja leve e relaxante para respeitar as limitações do corpo durante a gestação. É recomendado fazer caminhadas, yoga, natação, pilates e exercícios de alongamentos. 

Conheça o Home Care para gestantes da Central da Saúde

O Home Care é um serviço prestado exclusivamente para grávidas, com o objetivo de oferecer todo o apoio e cuidados necessários para o período da gestação. 

Você pode contratar serviços individuais e exclusivos de drenagem linfática, fortalecimento e postura, massagens específicas e acompanhamento pré e pós parto. Tudo isso sem precisar sair de casa! Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso atendimento domiciliar.

Compartilhe