Lombalgia: saiba o que é e como ficar longe dessa dor

Lombalgia: saiba o que é e como ficar longe dessa dor

A lombalgia, ou dor lombar, acomete cerca de 2 milhões de brasileiros ao ano. Ela é uma das mais importantes causas de afastamento do trabalho. O principal sintoma são dores na porção inferior da coluna até a prega do glúteo e que podem, ainda, irradiar para o meio da coxa.

A principal causa é de origem muscular. As dores podem ser provocadas por esforços físicos realizados de maneira incorreta ou exagerada, como carregar peso em excesso, estar com sobrepeso ou permanecer em postura incorreta ao sentar, deitar ou andar.

No entanto, a lombalgia também pode ser originada por falta de exercício físico, inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, degeneração de alguma articulação – também chamada de artrose – e até por problemas emocionais.

Tipos de lombalgia

Lombalgia: saiba o que é e como ficar longe dessa dor

De acordo com o tempo de duração da dor, as lombalgias podem ser classificadas em crônicas ou agudas. A dor lombar aguda é aquela que dura entre quatro e seis semanas. Sua principal causa são os esforços físicos excessivos, em que o paciente, muitas vezes, tem a sensação de ter a coluna travada. Esta é a dor lombar mais comum: 90% dos adultos entre 35 e 55 anos de idade já a sentiram em algum momento.

A lombalgia crônica dura mais de 12 semanas e costuma afastar do trabalho de 75% a 85% dos pacientes. Em alguns casos, pode ser sinal de doenças mais sérias, como inflamações dos ossos, tendões e músculos, além de infecções urinárias e de pele ou, até mesmo, alguns tipos de câncer.

Tratamentos indicados

Lombalgia: saiba o que é e como ficar longe dessa dor

Nos casos de lombalgia crônica, o tratamento é feito mediante uma investigação mais acurada das causas, realizada via exames. Já a lombalgia aguda, no geral tende a melhorar com o passar do tempo. Ainda assim, os médicos podem receitar analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides ou relaxantes musculares para aliviar a dor.

Além destas intervenções médicas, dois tratamentos são muito indicados para ajudar a melhorar as dores na lombar:

  • Fisioterapia: A fisioterapia tem papel muito importante no tratamento da lombalgia, seu objetivo é retomar os movimentos e o ritmo normal do corpo, amenizando as dores. Suas atividades terapêuticas disponíveis podem ser: massagens, alongamentos e exercícios leves para fortalecimento dos músculos; RPG também ajuda a corrigir a postura, aliviando vários tipos de dores na região das costas.
  • Acupuntura: Esta técnica também pode ser feita por um fisioterapeuta-acupunturista e ajuda a reequilibrar e ajustar os canais energéticos do corpo, aliviando diversos tipos de dores, não apenas na lombar, mas no corpo todo.

Como prevenir a lombalgia

Lombalgia: saiba o que é e como ficar longe dessa dor

O principal fator para evitar o reaparecimento da lombalgia e também para impedir que a dor aguda torne-se crônica é a correção postural. Ela pode ser conseguida com técnicas como RPG, que já citamos acima, e Pilates. Estas atividades ajudarão o paciente a ter atenção especial na maneira de sentar, deitar e andar, além de evitar uma postura encurvada por muito tempo.

Outros pontos importantes são a realização de atividade física leve e a eliminação do sobrepeso, já que o excesso também prejudica a coluna. No cotidiano, é preciso cuidado para evitar carregar peso em excesso e, ao se abaixar, dobrar os joelhos e descer com a coluna reta.

Com essas recomendações simples, você evita aquelas tão incômodas dores nas costas. Lembre-se que, em caso de dúvidas, você deve procurar sempre um médico.

Compartilhe