Conheça as doenças mais comuns da primavera

Conheça as doenças mais comuns da primavera

Para muitos, o fim do inverno e das baixas temperaturas representa um grande alívio aos que sofrem com gripes e resfriados, muito comuns na estação. Na contramão, a chegada da primavera, ao mesmo tempo em que representa uma festa para os olhos, também pode causar outros problemas ligados, justamente, ao maior número de flores e, consequentemente, ao excesso de pólen no ar.

Conheça as doenças mais comuns da primavera

Considerando isto, pessoas alérgicas, podem sofrer com o aparecimento de doenças respiratórias típicas dessa época. Mas, não para por aí. O aumento da temperatura e a maior incidência de chuvas também pode causar o aparecimento de outros males. Com isso, para que você e sua família estejam protegidos, saiba quais são e como se prevenir deles.

  • Rinite e Asma

Causadas, principalmente, pela maior produção de pólen pelas flores. Além disso, o aumento da temperatura também provoca a proliferação de ácaros, sobretudo por conta do excesso de pó. Para se prevenir destes problemas, evite o contato com flores, mantenha limpos os ambientes da casa e higienize as mãos com frequência, evitando especialmente  tocar a boca, o nariz e os olhos.

  • Conjuntivite

O caso é bastante parecido com a asma e a rinite, já que esta é uma infecção ocular causada pela proliferação do pólen, pó e ácaros. A conjuntivite é também uma doença contagiosa. Por isso, evite lugares com grande aglomeração de pessoas, mantenha os cômodos de sua casa sempre limpos e arejados, lave sempre as mãos e evite tocar os olhos.

A quaisquer sinais de alteração, como vermelhidão, coceira, inchaço e sensação de areia nos olhos, marque uma consulta ou vá até uma unidade de pronto atendimento e siga todas as orientações do seu médico. Além da medicação, é importante separar toalhas e outros utensílios de uso compartilhado.

  • Catapora

O vírus da catapora, chamado Varicela zoster, se torna mais ativo com o aumento da temperatura, principalmente nos meses de setembro e outubro, quando termina o período mais frio. É uma doença altamente contagiosa e se dá por meio do contato com o líquido das bolhas, pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados.

Conheça as doenças mais comuns da primavera

O período de incubação é de 4 a 16 dias e a transmissão se dá entre 1 e 2 dias antes do aparecimento das lesões de pele e até 6 dias depois, quando todas as lesões estiverem na fase de crostas. Muito comum em crianças, a prevenção se dá pela vacina.

Os principais sintomas são mal-estar, febre, dores de cabeça e de estômago, além das famosas manchas e erupções vermelhas espalhadas pelo corpo que provocam coceiras. Aos primeiros sintomas é necessário procurar um serviço de saúde para que um médico possa orientar o tratamento e avaliar a gravidade da doença.

Alerta para a ocorrência de Dengue, Zika e Chikungunya

Mais comuns nos períodos quentes e chuvosos, Dengue, Zika e Chikungunya se apresentam com facilidade uma vez que são transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Vale lembrar que estes mosquitos também podem transmitir a Febre Amarela.

Conheça as doenças mais comuns da primaveraConheça as doenças mais comuns da primavera

É nesta época que a Saúde Pública fica em alerta, pois é quando estes insetos se proliferam por conta da maior incidência de chuvas e, consequentemente, o acúmulo de água parada em recipientes como pneus velhos, caixa d’água sem tampa e vasos de plantas, onde o mosquito pode depositar seus ovos, formando um criadouro. Por isso, para prevenir estas doenças, é necessário evitar a propagação dos mosquitos cuidando para que os recipientes não fiquem expostos à chuva e, caso aconteça, deve-se eliminar a água acumulada imediatamente.

Os sintomas dessas doenças são: febre alta, inchaço nas articulações, dores de cabeça, nos olhos e musculares e manchas avermelhadas pelo corpo, com coceira. O paciente pode apresentar ainda, tontura, náuseas, vômitos, diarreia e dormência nos pés e mãos.

Constatando tais sintomas, é preciso procurar imediatamente um pronto atendimento de saúde para exames e diagnósticos. Como não existe medicamento para estas doenças, deve-se seguir corretamente as orientações do médico que, no geral, são apenas os cuidados pessoais como beber bastante água e repousar, até que o paciente se restabeleça.

Compartilhe